quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Voltar a inocência

Carta de Demissão

Venho, por meio desta, apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos. Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idéias de uma criança.

Quero brigar com meus colegas e fazer as Pazes e voltar a amizade esquecendo de tudo o que aconteceu.
Quero acreditar que o mundo é justo, e que todas as pessoas são honestas e boas.

Quero ouvir o canto dos pássaros e jogar amendoim ao pombo na estação de trem..
Quero que as complexidades da vida passem despercebidas por mim, e quero ficar encantado com as pequenas maravilhas deste mundo.

Quero de volta uma vida simples e sem complicações.
Estou cansado de dias cheios de computadores que falham, montanhas de papelada, notícias deprimentes, contas a pagar, fofocas, doenças, e necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe.

Não quero mais ter que inventar jeitos para fazer o dinheiro chegar até o dia do próximo pagamento.
Não quero mais ser obrigado a dizer adeus as pessoas queridas, e, com elas, a uma parte da minha vida.

Quero escorregar no barranco, subir na árvore, pegar manga, correr do cachorro.
Quero ir ao McDonalds ou à pizzaria da esquina, e achar que é melhor que umas restaurantes cinco estrelas.
Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel numa poça deixada pela chuva.

Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam.
Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade, porque podemos comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.
Quero ficar feliz quando amadurece o primeiro caju, quando a jabuticabeira fica pretinha de fruta.

Quero poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos.
Quero voltar a achar que chicletes e picolés são as melhores coisas da vida.
Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um jogo de gude ou uma pelada...

Eu quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda, a "Batatinha quando nasce", e a "atirei o pau no gato", e isso não me incomodava nadinha, porque eu não tinha a menor idéia de quantas coisas eu ainda não sabia...

Voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar e aborrecer..
Eu quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar e na areia.

E o que é mais importante: quero estar convencido de que tudo isso vale muito mais do que o dinheiro !
Por isso, tomem aqui as chaves do carro, a lista do super mercado, as receitas do medico, o talão de cheques, os cartões de crédito, o contra-cheque, os crachás de identificação, o pacotão de contas a pagar, a declaração de renda, a declaração de bens, as senhas do meu computador e das contas no banco, e resolvam as coisas do jeito que quiserem.

A partir de hoje, isso é com vocês, porque eu estou me demitindo da vida de adulto.
Agora, se você quiser discutir a questão, vai ter de me pegar, porque.... PIQUES! AGORA O PEGADOR É VOCÊ ! e, para sair do pegador, só tem um jeito: demita-se você também dessa sua vida chata de adulto,
NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ !


Seja feliz Cristo é alegria, viver é a coisa mais rara, a maioria das pessoas apenas existe.

Deus é vida aproveite.
A simplicidade do universo de uma criança faz muita falta em nossos dias, em nossos corações.

A ambição e o egoísmo acabam sempre se tornando maiores.
Por isso, de vez em quando demita-se !
Afaste-se dos sentimentos mesquinhos e pequenos do mundo dos adultos.
E fique mais próximo do único sentimento que realmente vale a pena - o AMOR.. E viva mais feliz !
Se você leu isso até aqui muito obrigado e uma ótima Segunda-feira bem à vontade como uma criança...!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O PODER DO AMOR


O poder do amor

“... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Coríntios 13:7)

O amor, no sentido mais literal, é um dos poderes específicos da alma, manifestado especialmente através das emoções transformando os estados de potencial em realidade, desenvolvendo a abrindo complemente todos os variados poderes da alma. O amor não é apenas uma qualidade específica da alma, mas um poder geral, presente na escala completa de propriedades intelectuais, emocionais e intrínsecas da psique humana.

O Evangelista João ao tentar descrever Deus em sua essência (o que é impossível), disse Deus é amor!. É a "luz do Eterno”, cujo ímpeto para criar o mundo e os meios que usou ao fazê-lo. É a força criativa ou fluxo de energia que vêm de Deus até a "realidade".

A falta de amor é, por analogia, um estado de trevas, com tudo que a imagem de trevas e carência, melancolia e depressão representam a ausência de Deus.

A Criação do mundo, "algo vindo do nada", pelo ímpeto do amor, nos ensina o segredo de trazer potenciais ocultos à realização. O mais forte dos poderes intelectuais da alma, é a vida-força do amor escondidos dentro dela.

O desenvolvimento de qualquer pensamento, plano ou talento acarreta o despertar interior do amor, necessário para desencadear processo de crescimento. O amor é o florescer da alma, e sem ele tudo murcha e perece.

O amor é a força essencial que aproxima as pessoas e que mantém relacionamentos. A dissipação do amor invariavelmente enfraquecerá, prejudicará ou acabará com estes relacionamentos.

“Deus (a fonte do amor) prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido na cruz, para perdão de nossos pecados”. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

"Deus deseja ter morada em nossos corações para fazer brotar em nós verdadeiro amor que vem Dele, fazendo-nos objeto de Seu amor.

Assim como Deus nos amou e se fez carne e habitou entre nós (João 1:1 a 10). Sendo Todo Poderoso desceu ao nível do homem, similarmente, aquele que ama tudo sofre, tudo crê, tudo espera, e tudo suporta.

Que Deus nos envolva com seu verdadeiro amor.

Deputado Maurício Picarelli

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Arte de Permanecer Casado

É provável que tenhamos nos aproximado do casamento com uma idéia limitada, sem saber bem em que negócio estávamos nos metendo.

Talvez você tenha cogitado, como muitos de nós, algumas dessas razões para levar adiante o projeto do casamento:
• Preciso me casar, quero ficar livre dos meus pais. Quero ter a minha própria vida!
• Sou jovem e saudável, meus hormônios estão à ‘flor da pele’, se não me casar, ...!
• Preciso ter alguém que cuide de mim, que me ame, essa vida solitária é sem graça!..

Somos práticos, e procuramos razões que justifiquem nossas decisões. Não importam quais tenham sido os motivos iniciais que o levaram a assumir esse compromisso tão sério, quero lhe dizer que você entrou no melhor empreendimento da sua vida. Mesmo que não tenha vislumbrado plenamente essa idéia desde o começo, o casamento na vida do ser humano é a maior de todas as oportunidades de ser feliz.

Muitos, vendo alguns resultados práticos da vida a dois, reconhecem:
• Só depois que me casei consegui organizar minhas finanças.
• Vivendo a dois, a gente evita muitos exageros.
• No casamento um cuida do outro. E assim, a gente é mais feliz.
Porém, na prática, talvez você hoje esteja meio desanimado com os problemas decorrentes da vida conjugal... parece que são tantos conflitos... mil disputas, que nos “obrigam” a lançar mão de estratégias de guerra para “sobrevivermos”.

Mas o casamento é muito mais do que isso! Quero convidá-lo a contemplar o que acontece nos bastidores dessas cenas que, nem sempre lhe trazem tanta satisfação, alegria e contentamento, como você pretendia. É que, por trás das “instabilidades do mercado”, existe uma grande possibilidade de desfrutar o que há de melhor na vida. O mercado de ações diz que, quanto mais arriscado o negócio, mais lucrativo ele pode ser.
Então, vamos analisar mais profundamente nosso “negócio”?!

Propósito original do casamento
Deus existe em comunidade; Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; e é desse círculo perfeito que procedem o poder Criador, a harmonia plena, o amor verdadeiro, o livre arbítrio, o companheirismo...

Ao estabelecer a família no contexto do primeiro casal, Deus formava um núcleo para a preservação e cultivo dessas características, o ambiente ideal para o exercício dos atributos da comunidade celestial: amor, harmonia, companheirismo, codependência. ...

Vivendo dessa maneira, o homem fortaleceria a imagem de Deus, à qual fora criado, desenvolvendo-se e ampliando suas potencialidades. A natureza se manteria cercada da proteção e cuidados divinos, preservada dos possíveis desgastes do tempo. Enquanto a família humana estivesse em comunhão com o Altíssimo, o globo terrestre estava garantido contra os efeitos da lei da entropia, reinantes hoje.
Como tudo isso acabou?

A família estabelecida no Éden seria, portanto, o núcleo mais nobre e sagrado da presença de Deus, irradiando o amor divino.
Esta verdade fica mais evidente, ao se perceber que, quando se afastaram um do outro, Adão e Eva tornaram-se vulneráveis. Tendo caído em pecado, toda a natureza sofreu os impactos dessa perda: espinhos e cardos se formaram, os animais tornaram-se hostis uns aos outros.

Lamentavelmente com o afastamento de Deus e do Seu propósito original para a família, toda a humanidade foi afetada. Afirma-se que “no murchar da flor e no cair da folha, os primeiros sinais da decadência, Adão e sua companheira choraram mais profundamente do que os homens hoje fazem pelos seus mortos.”

Estaria tudo perdido definitivamente?
As promessas de Deus foram apresentadas imediatamente. Após a queda, o homem despojado das características divinas estava agora subordinado ao mal, sendo então governado pelos impulsos carnais que brotavam de dentro de si. Deus então se pronuncia: ”Porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher (família humana)” (Genesis 3:15).

É Deus quem vem em socorro do homem. Intervém na seqüência natural dos fatos “certamente morrerás” (Genesis 2:17) e oferece-lhe a oportunidade de voltar ao plano original. É Deus criando mecanismos que oportunizam à família caída o restabelecimento dos valores divinos no coração humano.

Assim como originalmente a comunhão de nossos primeiros pais com Deus, quando ainda no Éden, era o meio pelo qual fluíam as bênçãos divinas para todas as criaturas e a criação, a união conjugal e familiar, hoje, é a única forma de fazer convergir para o Planeta Terra os raios do Sol da Justiça que expulsam do coração humano as trevas do mal.

É no aprendizado da abnegação, do desprendimento, da paciência oportunizados pelo relacionamento conjugal e familiar, que as virtudes divinas desabrocharão em nossa vida. Unicamente em um convívio tão próximo e íntimo como o da família, onde fica evidente nossa vulnerabilidade e claramente expostas nossas fragilidades, é que podemos ser edificados por Deus e restaurados a Sua imagem e semelhança.

O casamento é, portanto, o meio eficaz usado por Deus, a fim de despertar o homem para a necessidade de ter em si os atributos do céu. É na administração das necessidades da família, na busca do bem-estar do outro, no respeito pela sua personalidade, na resolução dos conflitos,... que vemos falidas as habilidades humanas, que vemos fracassar nossos esforços de exercer domínio próprio, de respeitar o outro, de amar verdadeiramente... É na família que nos chocamos com a maldade de nossos pensamentos e a crueldade e obstinação de nossos atos. Nosso eu é dominador, controlador da vontade do outro, impostor de nosso querer...

E só então, ante a frustração e a infelicidade, ante a sensação de se estar só é que podemos despertar. É no contexto de um lar fracassado que reconhecemos a necessidade de mudanças radicais em nosso ser, uma transformação tal onde o altruísmo faça morrer nosso próprio “eu”, sacrifício para o qual não temos forças, mas de que precisamos a fim de permanecermos casados.

Só quando nos sentirmos fracassados em nossas tentativas de melhora, quando nos percebemos perdidos em nossos esforços é que estaremos abertos para reconhecer a disponibilidade desse Pai que ama Seus filhos. Deus arregimenta os exércitos dos céus para socorrer àqueles que clamam por Seu auxílio.

Agora salta diante de nossos olhos que, além de a união conjugal oferecer a segurança de companhia, de não se estar só nas caladas da noite, na velhice, de ter alguém que cuide, que seja solidário, expectativas muitas vezes frustradas... a vida a dois é o meio usado por Deus para levar-nos a identificar que os artifícios humanos usados com bom resultado em relacionamentos profissionais: domínio, tirar proveito da autoridade, persuasão, habilidades de argumentação, que aparentemente funcionam bem no trabalho e na vida social, são completamente ineficientes para sustentar um relacionamento profundo e verdadeiro como é o casamento.
O que nos resta então? O amor existe? Como permanecer casado?

A restauração
Os dividendos de alegria, compreensão, contentamento, solidariedade e companheirismo que nos levaram diante do altar na busca do amor verdadeiro, podem tornar-se realidade em nossa vida unicamente quando, esgotados em nossos esforços, decidimos buscar o amor em sua fonte genuína – Deus.

É na busca de um relacionamento pessoal e profundo com Deus (I João 4:7 e 8), deixando morrer nosso insaciável “eu” (Mateus 16:24), é que estaremos nascendo para as características divinas em nosso ser.
Só amor pode gerar amor. Só Deus presente em nosso coração, pode fazer brotar dentro de nós o amor, nos seus mais variados matizes: alegria, paz, paciência amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22 e 23 NVI). Só a comunhão íntima com o Criador, poderá tornar a nossa vida e nosso relacionamento conjugal um santuário de santificação (João 4:13 e 14), abrindo-nos, assim, as portas do céu. A eternidade se descortinará a todo aquele que, ante a impotência dos esforços humanos para restaurar a família, busca nAquele que a instituiu, os segredos da arte de permanecer casado.


Jaime Wolff
Capelão Hospitalar
Psicólogo da Família
http://www.vidaadois.net/vida/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=8

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Maranata

A palavra Maranata foi transcrita do Aramaico para o Grego e significa: “Vem Senhor Jesus” (Apoc. 22:20)
É o único cumprimento reconhecido mundialmente pelos desbravadores.
Os quatro dedos estirados representam os quatro “as” das palavras:
AMAR; ANUNCIAR; APRESSAR e AGUARDAR a Segunda Vinda de Cristo.
O dedo dobrado simboliza o desbravador curvado diante de Deus.

AMAR, ANUNCIAR, APRESSAR e AGUARDAR a Segunda Vinda de Cristo de JOELHOS.

Visite o blog http://pathfindersalbatroz.blogspot.com/

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O que é o amor e o que ele não é


“O amor que só dirige palavras bondosas a uns, ao passo que outros são tratados com frieza e indiferença, não é amor, mas egoísmo.” Ele não funcionará de forma alguma para o bem das pessoas. “Não podemos limitar nosso amor a um ou dois objetos.” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje, 80).

O que você retém só para si ou para um grupinho pequeno de pessoas em termos de afeto acaba perdendo porque não tem sustentação. “Nosso amor não se deve restringir a pessoas especiais. Quebre o vaso, e o perfume encherá toda a casa.” (idem acima).

Isto não quer dizer que manifestaremos a mesma forma de amor para com todos. Quer dizer que não odiaremos as pessoas, mas procuraremos entende-las e ter compaixão para com aquelas menos equilibradas, mais sofridas, mais rudes.

Isto também não quer dizer que teremos que ter o mesmo nível de sentimento por todas as pessoas. Há pessoas não amáveis no sentido de não permitirem serem amadas. Rejeitam o amor oferecido a elas seja por atitude fria ou agressiva. Então temos que deixá-las seguir e afastar até que elas possam aceitar nosso oferecimento de amor.

Há hora de afastar e de aproximar. Há hora de falar do amor e hora de focar quieto. Há hora para tudo e nem sempre é hora para tudo. O silêncio pode ser ouro em certos momentos. Assim como a boa palavra falada na hora certa é bálsamo e justiça.

Pessoas importam da filosofia grega o conceito de amor em três dimensões, tais como o amor fraternal – ágape, o amor sexual – eros, e o amor amizade – filia. Na realidade, o amor é um só, de uma única Fonte. Ele Se manifesta de forma diferente para momentos diferentes e pessoas diferentes, segundo a capacidade e a necessidade de cada um.

Mas amor não é paixão, nem sexo, nem “ficar”. O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor dura para sempre.

Quando um ser humano se casa, por exemplo, ele não sente o mesmo tipo de sentimento igualzinho hora após hora pelo seu cônjuge. O sentimento pode flutuar, mas não o amor.

Quando alguém se apaixona é bem provável que esta paixão esteja ligada a uma imagem, ou seja, à imagem que a pessoa criou em sua mente de como o objeto amado deveria ser. Ela está apaixonada, então, pela imagem da pessoa que criou em sua própria mente, a qual pode ser muito diferente da pessoa que está ali presente na realidade de sua vida.

Daí será necessário um ajuste. Vai ter que cair do “andor” da paixão para chegar-se à realidade do que o outro é. Quando cai este “amor” idealizado, daí pode começar o amor maduro. Tudo dependerá de como a pessoa lidará com a realidade. Sua e do ser amado. O diálogo será então fundamental. Não é mais sexo ou mais presentes. Diálogo sobre o que dói e o que alegra, sobre o que agrada e desagrada, sobre o que gosta e não gosta. Mas tem que ser um diálogo sincero, com respeito, e aceitação do que cada um pode ser neste momento da vida.

O amor maduro produz felicidade e desprendimento. Com ele você fica em paz mesmo que as coisas por em volta estejam desabando.

O amor tem que ser firme no sentido de colocar limites contra abusos. O amor diz verdades de uma forma respeitadora mas firme. O amor não ataca as pessoas e nem condescende ou se compromete com o erro, a mentira, o engano.

Você que ter este tipo de amor? Ele não é vendido em comprimidos nas farmácias. Você precisa desenvolver, treinar, desejar ardentemente tê-lo e fazer sua parte para obtê-lo. E pedir. Ele é grátis. Se você deseja este amor para realmente amar as pessoas e ajudá-las, o terá. Se for para se aproveitar delas ou “faturar”(materialmente ou não), não o terá. Este amor não é bôbo, nem ingênuo, nem manipulável. O amor é um poder. Quem quiser pode tomá-lo de graça da Fonte. Você quer amor para quê?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

CONSELHO...

O texto que segue abaixo foi escrito para uma formatura da FAAP, por Nizan Guanaes, que foi o paraninfo da turma. Olhem só o que este publicitário escreveu! Deve ser por isso que é um dos melhores redatores do mundo e dono da DM9 (aquela que criou os bichinhos da Parmalat).

'Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho licença para dar alguns.
Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja aqui vão alguns, que julgo valiosos.

Meu primeiro conselho :

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro.

Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham, porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse:

- 'Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.'

E ela respondeu: -'Eu também não faço, meu filho.'

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho :

Pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal , é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu..

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia:

'Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito'. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito, ou seja, é preferível o erro à omissão, o fracasso ao tédio, o escândalo ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.
Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute.

Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido, tendo consciência de que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar, sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: 'eu não disse!', 'eu sabia!'. Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados.
Empresários de mesa de bar. Pessoas que falam coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.

Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio (que é a morada do demônio) e constrói prodígios. O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito o que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses, que trabalham de sol a sol, construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta.

Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar,enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo (que é mesmo o senhor da razão) vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.
E isso se chama SUCESSO.'

Nizan Guanaes

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Os bons amantes são os melhores amigos

Cumplicidade – no bom sentido da palavra – é tudo em um casamento e ela se origina na amizade.

Durante essa semana minha esposa precisou realizar tarefas que exigiram muito dela, pois é época de entrega de provas, notas, etc. Perguntei se poderia ajudar em alguma coisa e ela respondeu: - “fofo (sempre me chama assim), essa parte é comigo mesma. Mas, muito obrigado por sua disposição em me ajudar”.

Aí, pensei: - “não posso ficar à toa enquanto minha garota está sobrecarregada de trabalho. Tenho que fazer algo por ela”. E, nos três ou quatro dias em que aquela “beleza personificada” debruçava-se no computador, decidi fazer algumas tarefas domésticas (sobre as quais não entrarei em detalhes, pois fiz muitas coisas – a meu ver, rsrsrs). Posso dizer que fui um “dono de casa” (dentro de minhas limitações masculinas) e que ela não reclamou um pouquinho… Recebi elogios e bons beijos e abraços de gratidão (o que é muito bom!)

Meu objetivo não é falar do meu casamento em si, que é um presente que Deus me deu, e muito menos do que faço ou deixo de fazer. Isso porque sou imperfeito, já magoei minha esposa e creio que o único modelo de relacionamento é o que há entre as Três Pessoas da Trindade (João 17:22, 23; Judas 1:20, 21). Estou escrevendo sobre minha experiência dessa semana (e parte do final de semana) apenas para ilustrar a importância da amizade numa relação.

Nayara e eu fomos amigos antes de namorarmos. Conheci-a em Belo Horizonte quando palestrava numa igreja (ela estava toda linda, cantando). Durante meses trocarmos e-mails (até 20 por dia, senão mais) e pelo MSN decidimos namorar. No mesmo instante, oramos juntos pelo Messenger pedindo a bênção de Deus sobre nosso namoro e, a partir dali, além de amigos nos tornamos namorados.

Bons namorados são primeiramente bons amigos. Bons casais são primeiramente bons amigos e noivos. Marido e mulher, para terem êxito no relacionamento conjugal, precisam continuar sendo ótimos amigos, namorados e noivos (além de amantes um do outro, é claro).

Veja que a amizade tem que estar presente do início ao fim. Por quê? Porque ela nos ajuda a entender as necessidades, a compreender os defeitos e a ter paciência com o outro. Ajuda-nos a ver mais as qualidades que as imperfeições da pessoa amada. Faz com que sejamos cúmplices de modo que seremos motivados todos os dias a agradar a pessoa por quem nos apaixonamos. Finalmente, um lar onde existe a amizade, o convívio, a cumplicidade, o exercício da paciência e Deus como o “Hóspede honrado”, será feliz de verdade!

É por isso que o simples “ficar” com alguém é danoso para as relações futuras (ainda há tempo de abandonar esse “estilo de vida”). Quem “fica” não é amigo de verdade, não exercita a paciência, cumplicidade e o compromisso, tão fundamentais para uma relação. A felicidade no amor não está na quantidade de parceiros (as) que se tem, mas na qualidade da pessoa com quem você convive.

- É a falta de amizade que leva muitos casais a viverem “acasalados” e não casados (como disse a escritora cristã Ellen White);

- Sem amizade é mais fácil pensar em “desistir”;

- Sem amizade o amor não é alimentado com os pequenos detalhes que trazem alegria à vida;

- Sem a amizade não há entendimento sobre o outro e os resultados são as brigas e a frustração.

Ou seja, a ausência da amizade é o resultado da presença do orgulho, do “eu”.

Seja primeiro amigo (a) de alguém para depois enamorar-se, noivar, casar e ter relações sexuais. Seguindo essa “ordem cronológica conjugal”, você encontrará a alegria em amar.

Persevere, faça de tudo por seu namoro (noivado ou casamento) e decida todos os dias ser o (a) melhor amigo (a) da pessoa que está ao seu lado. Depois me conte como está sendo sua vida amorosa baseada na amizade.

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.” Provérbios 27:17.

*Leandro Quadros

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mensagem de amor


VOCÊ MORA DENTRO DE MIM.....

"Eu te Amo...
e te amarei durante toda minha eternidade...
Te amarei nos seus gestos,
Te amarei no seu sorriso,
Te amarei na sua voz,
Te amarei no que você é!
Sim, eu te amarei em tudo...
No ar que respiramos,
num simples cântico dos pássaros,no alvorecer, no crepúsculo,na morte...
Eu te amarei no sol que explode sua luz para iluminar a Terra.
Te amarei nas chuvas que caem... Na vida... No fim...
E Nem mesmo o céu ou o inferno podem tirar esse sentimento de mim.
Sim, eu quero te amar,
Te amar nas minhas horas de tristezas,
pois sua lembrança só me traz alegrias...
Te amar quando a alegria chegar,
pois amor e alegria é a própria felicidade
e sou feliz enquanto te amo...
Sim, mesmo que em minha vida não exista trevas,
Quero te amar.
Mesmo que o amor se torne algo extinto,
Quero te amar.
Mesmo que a luz do mundo se acabe,
Quero te amar.
E somente a vontade de Deus seria capaz de me tirar todo esse amor que alimenta minha própria existência...
Você mora dentro de mim..."
Jorge Cardoso

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Um jeito diferente de olhar para o Salmo 23

O Senhor é o meu Pastor, = Isto é relacionamento

Nada me faltará. = Isto é suprimento!

Caminhar me faz por verdes pastos, = Isto é descanso!

Guia-me mansamente a águas tranqüilas. = Isto é refrigério!

Refrigera a minha alma. = Isto é cura!

Guia–me pelas veredas da justiça, = Isto é direção!

Por amor do Seu nome. = Isto é propósito!

Ainda que eu caminhasse pelo vale das sombras da morte, = Isto é provação!

Eu não temeria mal algum, = Isto é proteção!

Porque Tu estás comigo, = Isto é fidelidade!

A tua vara e o teu cajado me consolam. = Isto é disciplina!

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. =Isto é esperança!

Unge a minha cabeça com óleo = Isto é consagração!

e meu cálice transborda. = Isto é abundância!

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida = Isto é bênção!

E eu habitarei a casa do Senhor = Isto é segurança!

por longos dias. = Isto é eternidade!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Depende de você

A paz que você reclama e tenta encontrar
Depende de você
A compreensão que você reivindica a cada passo
Depende de você
A bondade que você admira nas pessoas e tenta possuir
Depende de você
O diálogo, base de toda boa convivência
Depende de você
A abertura, que é o caminho para a renovação
Depende de você
A realização que você julga essencial
Depende de você
O amor que você quer encontrar nos outros
Depende de você
A organização que você almeja
Depende de você
Queixar-se ou produzir...
Atrapalhar ou servir...
Desprezar ou valorizar...
Adoecer ou curar-se...
Rebaixar-se ou elevar-se...
Monologar ou dialogar...
Estacionar ou progredir...
O voto que vai dar
É uma questão de escolha
E esta escolha...
Depende de você!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

versos biblico de hoje

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. 
João 14:6

terça-feira, 19 de agosto de 2008

verso bíblico de hoje


Josué 24:15 Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.

AMAR É

AQUELE ENCONTRO QUE MUDA TUDO

1 - Amar é... Querer estar sempre juntos

2 - Amar é... Gostar dos Cinco Milhões de sardas dela (e).

3 - Amar é... Perder o apetite.

4 - Amar é... Sentir um nó no estomago ao pensar nele (a).

5 - Amar é... Dividir tudo: Mesmo um saquinho de pipocas.

6 - Amar é... Beber suco natural de limão, que ela (e) adora.

7 - Amar é... Usar apelidos afetuosos um para o outro.

8 - Amar é... Tirar-lhe os cabelos da frente dos olhos.

9 - Amar é... Sentar bem juntinhos no sofá.

10- Amar é... dar-lhe o pedaço maior do bolo que mais gosta.

11- Amar é... Traçar a dois, pacientemente, a árvore genealógica.

12- Amar é... Interessar-se pelo álbum de familia dela (e).

13- Amar é... Sonhar com sinos e bebês.

14- Amar é... Procurar apartamentos juntos.

15- Amar é... Parar com ela diante de uma loja de vestidos de Noivas.

16- Amar é... Preferir ser infeliz com ele (a), que infeliz sem ele (a).

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

OUVIR ESTRELAS


"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender as estrelas".


As sete maravilhas

Um grupo de estudantes de geografia estudou as sete maravilhas do mundo.
No final da aula, aos estudantes foi pedido para fazerem uma lista do que eles pensavam que fossem consideradas as sete maravilhas atuais do mundo.

Embora houvesse algum desacordo começaram os votos:

1.Pirâmides Do Egito
2.Taj Mahal
3.Grand Canyon
4.Canal De Panamá
5.Empyre State building
6.Basilica do St. Peter
7.A Grande Muralha da China

Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta.A menina, não tinha virado sua folha ainda.

O professor então perguntou à menina se tinha problemas com sua lista.
A menina quieta respondeu:


"Sim, um pouco, eu não consigo fazer a lista, porque são muitos."
O professor disse:
"Bem, diga-nos o que você tem, e talvez nós possamos ajudá-la."
A menina hesitou, então leu:
"Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:


1.tocar
2.sentir sabor
3.ver
4.ouvir
Hesitou um pouco e então...
5.sentir
6.rir
7.e amar

A sala então ficou completamente em silêncio.

É fácil para nós, olharmos as façanhas do homem. Nós negligenciamos tudo o que Deus fez para nós.
Que você possa se lembrar hoje, daquelas coisas que são verdadeiramente maravilhosas.

"Faça tudo de bom que você puder para todas as pessoas que você puder, enquanto você puder."

Autor Desconhecido

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

verso bíblico de hoje


~ E ele diz-lhes, Por causa de sua pouca fé: para verdadeiramente digo a você, Se você tiver fé como um grão de mostarda, você vai dizer a esta montanha, Seja transferido do local para que este, e ela será Movida; e nada será impossível para você ~ Mateus 17:20

domingo, 3 de agosto de 2008

COMO NÃO DESTRUIR SEU CASAMENTO


A vida moderna trouxe muitas dificuldades para o relacionamento familiar: stress, dívidas, traições, brigas, etc. Tudo isso tem minado o romantismo e a harmonia conjugal.

Freqüentemente eu recebo e-mail de pessoas que estão passando por problemas nesta área. Na maioria das vezes são esposas ou maridos que já não conseguem mais sentir esperança de restauração, e acabam por avistarem apenas o divórcio no fim do túnel.

Resolvi fazer um apanhado bem prático sobre algumas dicas dos especialistas em relacionamento familiar (especialmente de livros escritos por terapeutas cristãos). Vou iniciar com orientações para a esposa, e posteriormente falo para os maridos (não me apedrejem ainda...rsrs). É claro que não somos todos iguais, e talvez os "modelos" sejam diferentes em alguns casos ("toda regra tem uma exceção... inclusive esta"). Mas a experiência tem mostrado que na grande maioria dos homens e mulheres, as mesmas características mentais, emocionais, afetivas, sociais, etc., se repetem.

Entendendo a mente masculina

Todos os que atuam na área de terapia familiar são unânimes em dizer que a fonte principal dos problemas conjugais está na grande diferença entre a mente do homem e a mente da mulher. Aprender a conviver com estas diferenças, e entendê-las, é importantíssimo para se manter a harmonia no relacionamento.

O homem pensa de forma prática, concreta, objetiva. Isto quer dizer que o homem tem dificuldades em ver alguns detalhes no lar, que as mulheres enxergam com facilidade. Por exemplo:
- Para o homem, o mais importante na arrumação e escolha dos móveis da sala é que, além da estética, eles tenham um arranjo FUNCIONAL, ou seja, que cumpram sua finalidade. Não importa muito se a cor do sofá está em harmonia com a cor do tapete, ou se o quadro fica melhor na parede branca ou na azul. Já a mulher pensa em tudo isso, e às vezes se ressente porque o marido não elogiou sua grande "habilidade estética" como decoradora.

O homem é "criado" para ser o provedor do lar, ou seja, mesmo na sociedade feminista na qual vivemos hoje, ainda existe uma forte pressão (até bíblica) para que o peso das responsabilidades financeiras do lar fique nos ombros do marido. Este é um dos motivos pelos quais têm aumentado os índices de depressão em maridos cujos lares são "sustentados" pelas esposas. Estes homens ficam se sentindo "inúteis", e sua auto-estima vai ao chão.

Outra marca da pesonalidade masculina, que é abominável para a maioria das mulheres, é o fato do homem sentir grande dificuldade em expressar o que sente, preferindo o modelo "conchinha", onde ele se fecha e remói seus temores, angústias, falhas, etc., preferindo sofrer sozinho do que externar alguma vulnerabilidade. É por isso que é uma verdadeira tortura para um homem aquele momento de "discutir a relação"...rsrs. Enquanto ela quer botar pra fora o que está sentindo, ele prefere se calar e só ouvir, sem falar nada... às vezes explodindo depois, em momentos impróprios.

Nestas horas em que vocês sentarem para conversar sobre o relacionamento, evite assumir a postura de "vítima" ou "coitadinha", usando frases do tipo: "você não me ama mais", "nada do que eu faço você gosta", "eu não suporto esta vida humilhante", etc.

O homem pensa assim: "se não está faltando comida dentro de casa, porque esta mulher está tão reclamona?", "ela deveria era observar a vida dura que outras mulheres levam, para aprender a dar valor ao marido trabalhador e ativo que ela tem".

É ai que surgem os conflitos, pois ela espera que seu marido seja alguém (romântico, carinhoso, solidário, etc.) que ele "acredita" que já é, e até melhor (pois ele é trabalhador, caseiro, não fuma, não bebe, não vai para a farra com os amigos, etc.)!

O equilíbrio e a boa harmonia do lar estão exatamente ai: aprenderem, ambos, a conviverem com as diferenças e cederem naquilo que for contribuir para o bem-estar familiar. A esposa sábia vai encontrar meios de, gentil e carinhosamente, mostrar a seu marido o que está faltando para ela se sentir mais feliz e realizada. Se ela partir para o confronto, levantará uma barreira entre os dois.

Sendo uma Esposa Sábia




"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos" - Prov. 12:4.
"Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa" - Prov. 21:9.

"Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" - Prov. 21:19.

"O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes" - Prov. 27:15

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. (...) Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas..." - Prov. 31:10-31.


Dicas úteis:
1. Quando seu marido chegar em casa, cansado de um dia de trabalho, não vá logo "despejando" sobre ele os problemas que ocorreram naquele dia. Faça do seu lar um local de refúgio para seu marido. Fazendo isso, ele sempre terá prazer em voltar para casa.

2. Ajude seu marido a administrar as despesas do lar. A esposa sábia não fica arranjando novas despesas (muito cuidado com os gastos com telefone!), enquanto o marido fica se estressando para esticar o orçamento e fazer o supermercado, pagar os cheques, contas e demais gastos da família.

3. Evite fazer ou dizer aquilo que você já sabe que o seu marido desaprova. Quando a esposa insiste em cometer os mesmos erros pelos quais ele já reclamou, a mensagem que ela está passando para ele é a seguinte: "Eu não me importo com o que você pensa. Eu sou assim e pronto. Você terá que me engolir". Pode chegar um dia em que ele não queira engolir mais...

4. Permita que seu marido tenha momentos só "dele", ou seja, aquela hora em que ele gosta de assistir tranqüilo a um programa específico, ou o momento de ler no escritório, etc. Devido à grande rotina estressante do trabalho cotidiano, é importante que o marido tenha este momento de "sossego", sem a gritaria dos filhos, o fala-fala da esposa. Se ele não encontrar este momento dentro do ambiente familiar, ele então o procurará em outros lugares. Talvez seja por isso que muitos maridos preferem ficar na mesa do bar, conversando com um amigo, do que ir para casa. Seja compreensiva com ele... e você verá o quanto isso vai produzir bons frutos.

5. Você e eu sabemos que seu marido não é infalível (pois ninguém o é), mas não fique lembrando isso a ele a todo instante. Se, por exemplo, ele não consegue consertar a torneira da pia que não pára de pingar, não fique com aqueles frases que são punhalhadas para a maioria dos maridos: "porque você não chama o encanador, e não admite que não sabe consertar nem ao menos uma torneira?", "pois é, cada macaco no seu galho", "o marido de XYZ conserta todos os problemas domésticos, sem precisar pagar a ninguém para isso". Outro momento que "massacra" o ego do seu marido, é quando vocês saem de carro e ele se perde. Se você ficar todo tempo dizendo para pararem e perguntarem a alguém, ou ficar insinuando que o melhor seria se ele tivesse comprado um mapa, então pode ter certeza que seu marido ficará chateado com você por um bom tempo. Este tipo de comportamento por parte da esposa, é traduzido pelo "sistema operacional" do marido como se fosse uma declaração de incompetência... e isso é FATAL para todo homem.

6. Se você trabalha fora, ótimo. Mas não deixe de lado TODOS os afazeres domésticos nas mãos das empregadas, e muito menos TODO o cuidado dos filhos pequenos sob a direção de babás. Seu marido espera que você seja a mãe dos filhos dele, e será um grande problema no seu casamento se você deixar TUDO de lado em função da profissão. Pode parecer machista e retrógrado... mas é a realidade... e bíblico!

7. Seu marido só sentirá confiança em abrir-se com você, se ele sentir que você realmente o compreenderá e o apoiará. Se, em algum momento no passado, você já compartilhou com outra pessoa (mesmo "aquela" amiga íntima) uma falha ou fraqueza do seu marido, pode estar certa que DIFICILMENTE ele se sentirá novamente seguro em dividir com você algum problema que ele esteja enfrentando.

8. Jamais discuta, contrarie, critique, "resmungue" ou repreenda seu marido na presença de outras pessoas, especialmente se forem parentes dele, empregados ou outras pessoas alheias ao estrito ambiente familiar. Nenhum homem gosta de ser repreendido publicamente por sua esposa, mesmo se ele estiver errado. Este é mais um daqueles "defeitos de fabricação" que nós, varões, temos.

9. Trate a família dele da mesma maneira que você gostaria que ele tratasse a sua. Muitas esposas acabam criando rivalidades com a família do marido, desde o início do casamento, e isso se tornará um ponto frágil no relacionamento futuro, uma vez que ele tem muita consideração pela família, e não gostará de perceber que você está sempre criticando, ironizando, menosprezando ou desdenhando da família dele.

10. Mantenha acesa a chama do relacionamento sexual com seu marido. É muito importante que ele saiba que você se sente feliz nesta área do casamento. Se alguma coisa não está legal, conversem a respeito, mostre a ele como "satisfazê-la" melhor, e procurem chegar a um denominador comum, juntos. O sexo entre marido e mulher não tem nada de sujo ou imoral, e dentro das quatro paredes vocês são cúmplices perfeitos, mantendo, É CLARO, os limites do respeito, da santidade e da compreensão mútuas, o que evitará a prática de muitos "desvios".

11. Se você gosta de receber elogios, saiba que seu marido também gosta. Procure coisas que ele sabe fazer bem (especialmente com relação ao trabalho, cuidado da casa, do carrro, etc.), e faça elogios sinceros de vez em quando. Ele vai gostar de saber que você o admira, e que ele é um provedor útil para a família. Por outro lado, evite criticá-lo quando você discordar de algo que ele tenha feito para agradar os filhos, por exemplo. Se seu marido pensar que você será sempre uma "juíza" ou "promotora", pronta a questioná-lo e condená-lo em tudo, pode ter certeza que ele evitará dividir com você os pequenos detalhes da vida dele.

12. Continue sendo a mesma mulher meiga, doce e amável pela qual ele se apaixou no namoro. Como o sábio Salomão diz acima (e olha que de mulher ele entendia... tinha 1000... rsrs), nenhum homem gosta de conviver com uma esposa briguenta, encrenqueira e resmungona. Se você mantiver a figura feminina pela qual ele se apaixonou há algum tempo, então pode ter certeza que seu marido retribuirá sendo o "príncipe" pelo qual você se encantou. Às vezes é culpa da própria esposa o fato do "príncipe" ter se tornado um imenso "sapão".

Não tenho a menor pretensão aqui de ser o dono da verdade nesta área, porque certamente não o sou, e minha esposa pode testemunhar isso muito bem...rsrs. Mas existe muita boa literatura sobre o relacionamento conjugal, e você deve tirar um tempo para ler a respeito e poder encontrar saídas para melhorar a relação com seu marido.

Não espere que ele mude primeiro... faça sua parte!

Para uma maior compreensão da mente masculina, eu sugiro a você, esposa sábia, a leitura do livro "Ela precisa saber", de Gary Smalley, publicado pela editora Mundo Cristão. Será um bom começo neste seu "curso intensivo" para compreender o seu marido.

Postado por Prof. Gilson Medeiros 6 comentários

terça-feira, 29 de julho de 2008

verso bíblico de hoje


~ E ele diz-lhes, Por causa de sua pouca fé: para verdadeiramente digo a você, Se você tiver fé como um grão de mostarda, você vai dizer a esta montanha, Seja transferido do local para que este, e ela será Movida; e nada será impossível para você ~ Mateus 17:20

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Verso Bíblico de hoje

Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.

IJoão 5:7

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Verso Bíblico de hoje

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:6,7

domingo, 20 de julho de 2008

Estarei sempre lá



Estarei sempre lá

Se você quiser me contar seus segredos
Sou de todo ouvido.
Se os seus sonhos não derem certo,
Estarei sempre lá para você.
Se precisar se esconder,
Terá sempre minha mão.
Mesmo se o céu desabar,
Estarei sempre contigo.
Sempre que precisar de um lugar,
Haverá meu canto, pode ficar.
Se alguém quebrar seu coração.
Juntos cuidaremos.
Quando sentir um vazio,
Você não estará sozinho.
Se você se perder lá fora,
Te buscarei.
Te levarei p´ra algum lugar.
Se precisar pensar.
E quando tudo parecer estar perdido,
E você precisar de um amigo
Eu estarei sempre aqui.

sábado, 19 de julho de 2008

Amar é:

De: Alberto Brizola

Amar é olhar para dentro de si mesmo, e dizer: Eu quero.
É viver intensamente.
É sonhar com uma gota de realidade e realizar uma gota desse sonho.
É estar presente até na ausência.
Amar é ter em quem pensar.
É razão que ninguém teria razão para nos tirarÉ ser só de alguém e nunca deixar esse alguém só.
É pensar em você tão alto a ponto de você escutar.
Amar é ir até a morte.É acordar para a realidade do sonho.
É vencer através do silêncio.
É ser feliz até com um pouco quando muito não é bastante.
Amar é dar anistia ao seu coração.
É sonhar o sonho de quem sonha com você.
É sentir saudades.É chegar perto na distância.
Amar é a força da razão.
É quando os momentos são eternos.
Amar é ser adulto e se sentir criança.
É viver a vida em versos e ao inverso.
É a maior experiência na vida de um homem... Mas acima de tudo,Amar é crer em Deus porque Deus é amor. E você é tudo que um dia eu pedi pra mim.


Colaborador: Ação Jovem 2º trim. 2003

Verso de hoje

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Salmo 1:1

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Verso bíblico do dia

Lançando sobre Ele a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
I Pedro 5:7

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Verso de hoje

O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que suas mãos fizeram.
Salmo 19:1

terça-feira, 15 de julho de 2008

Só Por Você




Ah...se eu pudesse. Se eu pudesse colher estrelas,todo dia eu levaria uma para você. Se eu pudesse chegar ao sol eu pegaria um raio de luz só para você. Se eu pudesse encontrar o pote do arco iris eu daria todas as cores para você. Eu faria isso tudo só por você! Se eu pudesse chamar todos os passarinhos eu os faria cantar para você. Se eu pudesse construiria uma montanha só sua para que você descansasse mais perto do céu. Se eu pudesse eu isolaria uma floresta onde só você pudesse entrar, ir ao seu próprio encontro e respirar a paz. Eu faria isso tudo só por você! Se eu pudesse eu lhe levaria todas as alegrias do Universo naqueles dias em que se sente triste. Eu criaria um lugar especial feito só para você. Um lugar onde você pudesse achar serenidade, estar só consigo e se refazer dos seus cansaços. Se eu pudesse apagar os seus problemas eu usaria toda a minha força para faze-los desaparecer. Eu faria isso tudo só por você!... Mas não sei colher estrelas, não posso chegar ao sol nem sei aonde está o pote do arco iris. Não sei chamar os passarinhos nem sou capaz de construir montanhas. Não tenho licença para isolar uma floresta nem posso livrar você de todos os problemas. Mas eu sei que posso dar-lhe o que de mais forte existe em mim : esta vontade de ver você feliz e de estar sempre aí ...... com você até o fim.

Autor Desconhecido

Verso bíblico do dia

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.
salmos 119:105

I

Impacto esperança


IMPACTANDO A AMÉRICA DO SUL COM ESPERANÇA Por Erton Köhler
Ao ler as palavras inspiradas, escritas por Ellen White, podemos identificar diferentes mensagens relacionadas a um grande movimento nos últimos dias. Toda a igreja deveria estar envolvida. Ela o apresenta com algumas características especiais:
1. Um movimento de massa. “Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por cada parte à proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celeste” Ellen White, Serviço Cristão, 42
2. Uma obra urgente. “Cada dia o tempo de graça de alguém se encerra. Cada hora alguns passam para além do alcance da misericórdia. E onde estão as vozes de aviso e rogo, mandando o pecador fugir desta condenação terrível? Onde estão as mãos estendidas para o fazer retroceder do caminho da morte? Onde estão os que com humildade e fé perseverante intercedem junto a Deus por ele?” Ellen White, Patriarcas e Profetas, 140
3. O envolvimento de toda igreja. “Todo seguidor de Jesus tem uma obra a fazer como missionário de Cristo, na família, na vizinhança, na vila ou cidade em que reside.” Ellen White, Serviço Cristão, 18
4. Uma ação concentrada. “Tem de haver uma ação concentrada. Temos que conjugar esforços…” Ellen White, Serviço Cristão, 75
5. A apresentação da volta de Jesus. “Fazei ressoar o alarme. Dizei às pessoas que o dia do Senhor está perto, e apressa-se grandemente. Ninguém fique sem ser advertido… Não temos tempo a perder.” Ellen White, Evangelismo, 218
6. A entrega de literatura. “Pastores e o povo devem empenhar-se na circulação de livros, panfletos e folhetos, como nunca antes.” Testemunhos para a Igreja, vol. 1, 690
Não restam dúvidas de que um movimento com essas características deverá impactar o mundo. A pergunta que surge, então, é: por que não nos dispomos a tornar real este sonho de Deus em nossos dias? A Divisão Sul-Americana decidiu tomar para si esta responsabilidade e por isso nasceu o projeto “Impacto Esperança”. Através dele a Igreja, na a América do Sul, está sendo desafiada a dedicar um dia, o sábado 06 de setembro, para impactar a comunidade. Exclusivamente neste dia serão entregues, nos oito países que compõem a Divisão Sul Americana, 20 milhões de revistas “Viva com Esperança” falando de um futuro com esperança e apresentando a volta de Cristo. Além disso, serão afixados um milhão de adesivos em automóveis e 10 mil outdoors nas principais cidades do continente apresentando a mesma mensagem.Serão mais de 2.600.000 adventistas, em 20 mil congregações, envolvidos em pregar o “evangelho do reino” (Mat. 24:14) para que Cristo volte logo. Cada um entregando entre 10 e 20 revistas a amigos, vizinhos, colegas, familiares ou a pessoas com quem tiver contato em lugares públicos. Sem dúvida, a mensagem e seu alcance vão impactar muitas pessoas. Além disso, como normalmente revistas passam de mão em mão, é possível imaginar como também será multiplicada sua influência.

AMOR

Como o Amor Atua

Quando você der alguma coisa a um necessitado, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas casas de oração e nas ruas. ... Mas... faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo saiba o que você fez. S. Mat. 6:2 e 3 (BLH).

Perguntaram certa vez a Ernest Shackelton, famoso explorador britânico da Antártica, qual tinha sido o momento mais terrível que ele passara no continente gelado. Alguém poderia pensar que ele contaria a história de alguma terrível nevasca polar, mas não foi isso. Contou que seu mais terrível momento veio certa noite quando ele e seus homens estavam amontoados numa cabana de emergência, tendo sido distribuídas as últimas porções de alimento.
Enquanto seus homens dormiam profundamente, Shackelton permanecia acordado, com os olhos semicerrados. De repente, viu um movimento sorrateiro de um de seus homens. Espiando naquela direção, ele viu que o homem furtivamente ia na direção de outro e retirava um pacote de biscoitos da mochila de seu companheiro. Shackelton ficou chocado! Até aquele momento, ele teria confiado a própria vida àquele homem. Agora tinha suas dúvidas.
Mas então, enquanto observava, percebeu que o homem abria seu próprio pacote de biscoitos, tirava de lá o último bocado de alimento, colocava-o no pacote do outro homem e o recolocava na mochila do companheiro.
Ao narrar a história, Shackelton disse: "Não ouso dizer o nome daquele homem. Acho que seu gesto foi um segredo entre ele e Deus."
É assim que acontece com o tipo de amor de que a Bíblia fala. Ele não realiza boas obras para ser visto pelos homens. Henry Drummond, grande pregador inglês, disse: "Depois de ter andado pelo mundo inteiro fazendo suas belas obras, o amor se esconde, até de si mesmo."
O coração humano anseia por reconhecimento. Não deseja que permaneçam ocultas as suas boas ações - e é aí que muitos caem na armadilha de Satanás! Depois que Deus efetua em nós "o realizar, segundo a Sua boa vontade" (Filip. 2:13), o tentador aparece e nos leva a vangloriar-nos das maravilhosas coisas que fizemos.
Qual é a solução? Nunca pare para vangloriar-se. Fixe a mente em Jesus e continue a permitir que Deus efetue Sua boa vontade através de você.
Prova Convincente
Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. S. João 13:35.

Quando eu era adolescente, resolvi deixar minha marca no mundo como artista. Meu pai havia recentemente adquirido uma Bíblia em três volumes, ilustrada por Paul Gustave Doré, e aquelas ilustrações tiveram peso importante na minha decisão.
Doré obteve fama com as suas gravuras de personagens religiosos e históricos. Passei horas estudando as técnicas dele e, embora meu interesse pela arte se desvanecesse com o tempo, ainda guardo vívidas imagens mentais daqueles desenhos.
Certa ocasião, viajando pela Europa, Doré perdeu seu passaporte. Quando ele chegou à alfândega seguinte, o guarda lhe pediu os documentos de viagem. Doré tentou explicar o que tinha acontecido.
- Eu sou Paul Gustave Doré - disse ele - e perdi meu passaporte. Apreciaria que fizesse a gentileza de deixar-me passar. Tenho de atender a compromissos importantes.
- Não tente fazer-nos de bobos - disparou o guarda. - Você não é a primeira pessoa que perde o passaporte e tenta fazer-se passar por alguém importante.
Doré suplicou a compreensão do guarda, mas em vão. Finalmente, um oficial aproximou-se e disse:
- Se o senhor é realmente Doré, tome este lápis e papel e desenhe aquele grupo de camponeses ali.
Dentro de alguns minutos, o grande artista produziu uma figura de semelhança impressionante com o grupo. Mesmo antes de concluído o desenho, o oficial, convencido de que aquele era realmente o famoso artista, permitiu-lhe a entrada no país.
Algumas pessoas, hoje, tentam fazer-se passar por cristãs, mas falta-lhes o amor fraternal que, segundo Jesus, caracterizaria Seus seguidores. Os cristãos primitivos viveram numa época em que a prática do cristianismo podia significar o martírio, mas ainda assim demonstravam o seu amor fraternal, arriscando a vida para ajudar seus irmãos perseguidos; em alguns casos, obtinham inclusive a relutante admiração dos perseguidores. Tertuliano, um escritor cristão do segundo e terceiro séculos, citou a declaração de um oficial pagão desta maneira: "Veja como esses cristãos se amam uns aos outros."
O amor fraternal não é um manto que se "veste" para convencer os incrédulos, mas uma qualidade que brota naturalmente de um coração amorável.

Sincero Interesse Pelas Almas
Só Deus sabe como é profundo o meu amor e a saudade que tenho de vocês - com a ternura de Jesus Cristo. Filip. 1:8 (A Bíblia Viva).

Em nosso versículo, Paulo declara que ele nutria tanto amor pelas almas dos crentes filipenses como Jesus. Você e eu precisamos de mais desse tipo de amor pelas almas.
Certa ocasião, no tempo da Sociedade de Amigos, um membro da seita dos quacres cavalgava por um urzal quando ouviu o som de cascos de cavalo atrás de si. Num momento, um salteador o alcançou e, apontando-lhe a pistola, exigiu:
- O dinheiro ou a vida!
Sem hesitar, o quacre puxou sua carteira e entregou-a ao homem.
- O senhor tem um belo cavalo - observou o ladrão. A seguir ordenou: - Desça! Vou levá-lo.
Calmamente, sem uma palavra de protesto, o quacre desmontou e o ladrão trocou de cavalo. Enquanto o salteador se virava para ir embora, o quacre se colocou na frente dele e, segurando as rédeas, começou a falar.
- Como é que pode - observou ele com terna sinceridade - um homem criado à imagem de Deus, ser feliz vivendo uma vida de crime e violência? Arrependa-se, meu amigo, antes que seja tarde demais!
O assaltante tirou a pistola e, apontando-a para a cabeça do quacre, rosnou:
- Como se atreve a me pregar um sermão, seu... Mais uma palavra, e vou abatê-lo aí mesmo.
O quacre nem piscou.
- Amigo - disse ele sorrindo - eu sei muito bem que poderia matar-me. Eu não arriscaria a vida para salvar minha carteira ou meu cavalo, mas alegremente a entregaria se pudesse salvar a sua da condenação eterna!
Sem uma palavra, o assaltante colocou novamente a pistola no coldre, saltou do cavalo do quacre e o devolveu, juntamente com a carteira. Depois, montando em seu próprio cavalo, foi embora dizendo:
- Se a sua preocupação por minha alma é tanta, não vou levar nada.
Embora sem ter certeza, podemos esperar que a mudança de idéia do assaltante tenha produzido também uma mudança de coração. Mas uma certeza podemos ter: se demonstrássemos tanto interesse por uma alma como aquele quacre, veríamos muito mais milagres da graça hoje em dia.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

TENS

Tens a beleza da cor e a ternura das aves
Tens a pureza da flor de perfumes suaves
Tens um aroma singelo que passa sem pressa
Tens em tuas mãos a palavra de ricas promessas

Tens em tua mãos uma mina de ricos tesouros
Mais preciosos que prata, mais ricos que o ouro
Tens a vitória na morte, tens o segredo da vida
E só tu és meu Deus.

Tens a sublime inocência no olhar da criança
E no dia a dia da vida és a esperança
De um barco que vai para o mar,
mas que espera voltar
De que amanhã novamente o sol brilhará.

domingo, 13 de julho de 2008

verso do dia

"A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam para o bem."
Esdras 8:22

Neurocirurgião adventista recebe medalha


Um pioneiro adventista do sétimo dia em neurocirurgia pediátrica que superou a pobreza da infância, obtendo reconhecimento mundial recebeu hoje ais elevada honraria civil concedida pelo governo dos Estados Unidos.

O Dr. Benjamin S. Carson Sr. recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade por suas contribuições excepcionais para a Medicina e sua influência motivadora sobre os jovens americanos, disse o Pres. George Bush durante a cerimônia matinal no Salão Leste da Casa Branca

Talvez mais bem conhecido por seus esforços bem sucedidos de separar gêmeos fisicamente ligados e controlar ataques cerebrais em crianças, Carson é o chefe de neurocirurgia pediátrica das instituições médicas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, EUA.

Carson, nativo da zona pobre de Detroit, Michigan, superou um "futuro sombrio" de pobreza, crime e violência para se tornar "um erudito, um agente de cura e um líder", disse Bush à audiência de membros do gabinete, representantes do Congresso e outros participantes de honrarias e seus familiares.

"Por suas habilidades como cirurgião, seus elevados padrões morais e sua dedicação em ajudar outros, eu sinto orgulho em lhe conceder esta honraria", declarou Bush.

Carson, com sua voz suave, disse depois à Rede Adventista de Notícias que embora o reconhecimento nacional seja "obviamente muito bom", ele se sente como apenas "disponível para a jornada".

"Você basicamente coloca tudo nas mãos do Senhor, e Ele simplesmente conduz a sua vida", disse Carson. "Sempre me admiro com as coisas que Ele tem tornado possíveis".

Durante a cerimônia, Bush aludiu à mãe de Carson, Sonya, que -- sentada perto do Juiz da Suprema Corte, Antonin Scalia, e o ex-senador Bob Dole -- levantou-se para receber as boas-vindas do presidente. "Algumas mães são simplesmente forças da natureza que nunca tomam um 'não' como resposta", comentou Bush. "Eu compreendo", aduziu ele, referindo-se a sua própria mãe e provocando gargalhadas do auditório.

Sonya, que sozinha criou dois filhos, explicou Bush, exigia que o jovem Carson e seu irmão retirassem livros da biblioteca e escrevessem relatórios semanais sobre eles. Nunca deixando entrever que ela não podia ler os relatórios, Sonya os marcava e devolvia, sabendo que a educação era a melhor oportunidade para os filhos, ele contou.

Bush elogiou Carson e sua esposa, Candy, por fundarem o Fundo Escolar Carson, um fundo de bolsa de estudos nacional para promover conquistas acadêmicas semelhantes ao reconhecer e recompensar estudantes de 4o a 11o. séries que demonstrarem excelência acadêmica e compromisso com a comunidade.

"Nosso país está ficando para trás tecnologicamente", disse Carson à RAN, acrescentando que defender a educação é sua principal prioridade nestes dias. A medalha, ele disse, lhe concede "uma oportunidade de promover não só conquistas acadêmicas, como também qualidades humanitárias e valores que julgo serem cruciais à sociedade. Tenho sentido por muitos anos que o Senhor me deu esta carreira médica espetacular como uma plataforma para isto".

"Congratulamo-nos com o Dr. Carlos por esta honraria singular, disse o presidente mundial da Igreja, Pr. Jan Paulsen numa declaração."O seu serviço à humanidade serve de modelo dos valores e qualidade de vida expressos por nossa Igreja por todo o globo".

Carson, de 56 anos de idade, é também autor de quatro livros: uma autobiografia, "Gifted Hands: The Ben Carson Story" [Mãos Bem Dotadas: A História de Ben Carson], "Think Big: Unleashing Your Potential for Excellence" [Pense Grande: Liberando o Seu Potencial Para Excelência], "The Big Picture: Getting Perspective on What's Really Important" [O Quadro Global: Obtendo Perspectiva Sobre o Que Realmente É Importante] e, mais recentemente, "Take the Risk: Learning to Identify, Choose and Live with Acceptable Risk" [Assuma o Risco: Aprendendo a Identificar, Escolher e Viver Com Riscos Aceitáveis].

Estabelecida pelo presidente Harry S. Truman em 1945 para honrar os prestadores de serviço durante a 2a. Guerra Mundial, o propósito da medalha foi expandido pelo Pres. John F. Kennedy em 1963 para incluir líderes em Medicina, Governo e Judiciário, bem como na área militar. A honraria anual é concedida pelo presidente dos EUA a pessoas que tenham feito "contribuição meritória" à nação, disse o secretário de imprensa da Casa Branca ontem.

Carson, que primeiramente desejava ser médico missionário, disse à Rede Adventista de Notícias que decidir-se pela Neurocirurgia poderia representar um fim de seus planos evangelísticos. "Eu disse, 'Senhor, os neurocirurgiões estão sempre na sala de operações-eles não conversam com ninguém'", lembra-se Carson sorrindo. "Mas Ele deu um jeito".








Publicado por: Equipe Missão Jovem
missao@missaojovem.org

quinta-feira, 10 de julho de 2008

porque crer na Bíblia

Curiosidade: Porque crêr na bíblia
Você sabe por que milhões de pessoas em todo o mundo crêem na Bíblia?Vou lhe dizer porque:- Não há outro livro que lhe seja semelhante ou igual.- É o livro que dá maiores detalhes a respeito de Deus.- É o livro mais rico em detalhes sobre a vida além túmulo.- É o livro que trata do homem em suas três dimensões: Corpo - Alma - Espírito.- É o livro que confirma a História e a História confirma a Bíblia.- É o livro que tem lições práticas para a vida diária de qualquer pessoa ou profissional.- É o livro alicerce para as legislações jurídicas dos povos.- É o livro que tem os melhores ensinos para educação de filhos.- É o livro que mostra todo o perfil e comportamento do homem e da mulher.- É o livro que orienta o homem e a mulher na vida conjugal.- É o livro que sempre foi e continua sendo o "best seller" mais vendido no mundo.- É o livro traduzido para mais de 2.000 línguas e dialetos.- É o livro que confirma os achados da arqueologia.- É o livro que foi escrito por homens indoutos e também, homens de alto nível cultural.- É o livro que gastando 1600 anos e 40 escritores (tomados pelo Espírito Santo)para formá-lo, não é contraditório.- É o livro que nunca irá para a biblioteca como superado, como tendo passado a sua vez.- É o livro que descreve a origem da terra, do homem e dos demais seres vivos.- É o livro que não precisa ser atualizado porque ele está sempre em dia, nunca se desatualiza.- É o livro que os sábios e intelectuais não conseguiram desfazer suas afirmações.- É o livro que recupera o presidiário, o viciado e o desonesto sem pancadas ou torturas (comprovado através de milhares de testemunhos de pessoas que estavam nestas condições).- É o livro que afirma que o homem vem a este mundo só uma vez.- É o livro que afirma que o homem comparecerá ante o tribunal de Deus.- É o livro que afirma que o homem será julgado, no dia do juízo, por suas obras.- É o livro que afirma a existência do Inferno preparado para o Diabo e seus anjos.- É o livro que afirma que os que aceitaram a Jesus Cristo não entrarão em julgamento.- É o livro que afirma que Jesus Cristo voltará para buscar os seus seguidores.Por tudo isso e muito mais, o seu autor, que tanto nos ama, já nos proporcionou o acesso à Sua Palavra por meio de pedra, argila, madeira, vinil, pergaminho, papiro, papel, disquetes, CDs e em fim todo meio disponível com interesse que todos conheçam a Sua Palavra, não importando a geração vivida. " Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça " 2Tm 3:16.Leia a Bíblia! Qualquer dúvida, estou à disposição.Que Jesus esteja com você!
Colaborador: JA-Online

O que é o amor?

O que é o amor?Sonhar, intuindo sensações e emoções...Brilho nos olhos e intensa alegria na alma...Sentir o palpitar acelerado do coração só de pensar...Desejar estar junto, sem reservas, disfarces, cúmplice.Tocar e ser tocada de tantas formas...Com palavras, com silencio, com olhares, dar e sentir prazer.Não precisar perguntar, nem responder, apenas compreender.Falar sobre tudo ou nau precisar dizer nada.Aceitar os defeitos e reconhecer as qualidadesCompartilhar tempo e espaço.Recordar o passado, viver o presentee não pensar no futuro...Será isso amor?
Eva Aune

Frases sobre o amor

O amor torna tudo brilhante, agradável e vantajoso. O amor é o vaso que contém alegria!
Madre Teresa



O amor é um ato de fé e quem tiver pouca fé também terá pouco amor.
Erich Fromm

quarta-feira, 9 de julho de 2008

AMAI-VOS!

Amai-vos, amai-vos, uns aos outros tanto quanto eu vos amei
Amai-vos, amai-vos, são palavras de Jesus o grande rei

É o novo mandamento de esperança, vida e luz
Que saiu dos lábios santos, santos lábios de Jesus
Amai-vos, pois quem ama cumpre a lei
Amai-vos, uns aos outros, como eu vos amei

Amai-vos, amai-vos como eu vos amei!

A Bíblia nos ensina que o amor é suprema afeição
E todo, todo o que ama, tem a graça de Jesus no coração

=)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Sobre o Amor

Não confunda o amor com a paixão nos primeiros momentos, que pode desaparecer. O verdadeiro carinho cresce na medida em que os dois estão mais uidos, porque partilham mais. Mas para partilhar é preciso dar. Dar é a chave do amor. Amor significa sempre entrega, dar-se ao outro. Só pelo sacrifício se conserva o amor mútuo, porque é preciso aprender a passar por alto os defeitos, a perdoar uma e outra vez, a não devolver mal por mal, a não dar importancia a uma frase desagradável, etc. Por isso o amor também significa exceder-se, fazer mais do que é devido.

por isso amar é maravilhoso.

Amar vale apena.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

DEUS EXISTE

Em meio ao bosque eu posso ver
Num lírio ou num jasmim
O amor de Deus florescer
Uma beleza tão natural
Que sai, e se esvai, a perfumar

Deus existe, está aqui
Eu posso vê-lo de uma maneira
Toda especial
Venha sentir o seu amor
Que pode ajudar a te salvar

Quão belo é ver você sorrir
E transmitir o amor
Que existe dentro de ti
Faça da vida uma canção
Que fale só do amor e do perdão

:-)