segunda-feira, 4 de agosto de 2008

verso bíblico de hoje


~ E ele diz-lhes, Por causa de sua pouca fé: para verdadeiramente digo a você, Se você tiver fé como um grão de mostarda, você vai dizer a esta montanha, Seja transferido do local para que este, e ela será Movida; e nada será impossível para você ~ Mateus 17:20

domingo, 3 de agosto de 2008

COMO NÃO DESTRUIR SEU CASAMENTO


A vida moderna trouxe muitas dificuldades para o relacionamento familiar: stress, dívidas, traições, brigas, etc. Tudo isso tem minado o romantismo e a harmonia conjugal.

Freqüentemente eu recebo e-mail de pessoas que estão passando por problemas nesta área. Na maioria das vezes são esposas ou maridos que já não conseguem mais sentir esperança de restauração, e acabam por avistarem apenas o divórcio no fim do túnel.

Resolvi fazer um apanhado bem prático sobre algumas dicas dos especialistas em relacionamento familiar (especialmente de livros escritos por terapeutas cristãos). Vou iniciar com orientações para a esposa, e posteriormente falo para os maridos (não me apedrejem ainda...rsrs). É claro que não somos todos iguais, e talvez os "modelos" sejam diferentes em alguns casos ("toda regra tem uma exceção... inclusive esta"). Mas a experiência tem mostrado que na grande maioria dos homens e mulheres, as mesmas características mentais, emocionais, afetivas, sociais, etc., se repetem.

Entendendo a mente masculina

Todos os que atuam na área de terapia familiar são unânimes em dizer que a fonte principal dos problemas conjugais está na grande diferença entre a mente do homem e a mente da mulher. Aprender a conviver com estas diferenças, e entendê-las, é importantíssimo para se manter a harmonia no relacionamento.

O homem pensa de forma prática, concreta, objetiva. Isto quer dizer que o homem tem dificuldades em ver alguns detalhes no lar, que as mulheres enxergam com facilidade. Por exemplo:
- Para o homem, o mais importante na arrumação e escolha dos móveis da sala é que, além da estética, eles tenham um arranjo FUNCIONAL, ou seja, que cumpram sua finalidade. Não importa muito se a cor do sofá está em harmonia com a cor do tapete, ou se o quadro fica melhor na parede branca ou na azul. Já a mulher pensa em tudo isso, e às vezes se ressente porque o marido não elogiou sua grande "habilidade estética" como decoradora.

O homem é "criado" para ser o provedor do lar, ou seja, mesmo na sociedade feminista na qual vivemos hoje, ainda existe uma forte pressão (até bíblica) para que o peso das responsabilidades financeiras do lar fique nos ombros do marido. Este é um dos motivos pelos quais têm aumentado os índices de depressão em maridos cujos lares são "sustentados" pelas esposas. Estes homens ficam se sentindo "inúteis", e sua auto-estima vai ao chão.

Outra marca da pesonalidade masculina, que é abominável para a maioria das mulheres, é o fato do homem sentir grande dificuldade em expressar o que sente, preferindo o modelo "conchinha", onde ele se fecha e remói seus temores, angústias, falhas, etc., preferindo sofrer sozinho do que externar alguma vulnerabilidade. É por isso que é uma verdadeira tortura para um homem aquele momento de "discutir a relação"...rsrs. Enquanto ela quer botar pra fora o que está sentindo, ele prefere se calar e só ouvir, sem falar nada... às vezes explodindo depois, em momentos impróprios.

Nestas horas em que vocês sentarem para conversar sobre o relacionamento, evite assumir a postura de "vítima" ou "coitadinha", usando frases do tipo: "você não me ama mais", "nada do que eu faço você gosta", "eu não suporto esta vida humilhante", etc.

O homem pensa assim: "se não está faltando comida dentro de casa, porque esta mulher está tão reclamona?", "ela deveria era observar a vida dura que outras mulheres levam, para aprender a dar valor ao marido trabalhador e ativo que ela tem".

É ai que surgem os conflitos, pois ela espera que seu marido seja alguém (romântico, carinhoso, solidário, etc.) que ele "acredita" que já é, e até melhor (pois ele é trabalhador, caseiro, não fuma, não bebe, não vai para a farra com os amigos, etc.)!

O equilíbrio e a boa harmonia do lar estão exatamente ai: aprenderem, ambos, a conviverem com as diferenças e cederem naquilo que for contribuir para o bem-estar familiar. A esposa sábia vai encontrar meios de, gentil e carinhosamente, mostrar a seu marido o que está faltando para ela se sentir mais feliz e realizada. Se ela partir para o confronto, levantará uma barreira entre os dois.

Sendo uma Esposa Sábia




"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos" - Prov. 12:4.
"Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa" - Prov. 21:9.

"Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" - Prov. 21:19.

"O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes" - Prov. 27:15

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. (...) Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas..." - Prov. 31:10-31.


Dicas úteis:
1. Quando seu marido chegar em casa, cansado de um dia de trabalho, não vá logo "despejando" sobre ele os problemas que ocorreram naquele dia. Faça do seu lar um local de refúgio para seu marido. Fazendo isso, ele sempre terá prazer em voltar para casa.

2. Ajude seu marido a administrar as despesas do lar. A esposa sábia não fica arranjando novas despesas (muito cuidado com os gastos com telefone!), enquanto o marido fica se estressando para esticar o orçamento e fazer o supermercado, pagar os cheques, contas e demais gastos da família.

3. Evite fazer ou dizer aquilo que você já sabe que o seu marido desaprova. Quando a esposa insiste em cometer os mesmos erros pelos quais ele já reclamou, a mensagem que ela está passando para ele é a seguinte: "Eu não me importo com o que você pensa. Eu sou assim e pronto. Você terá que me engolir". Pode chegar um dia em que ele não queira engolir mais...

4. Permita que seu marido tenha momentos só "dele", ou seja, aquela hora em que ele gosta de assistir tranqüilo a um programa específico, ou o momento de ler no escritório, etc. Devido à grande rotina estressante do trabalho cotidiano, é importante que o marido tenha este momento de "sossego", sem a gritaria dos filhos, o fala-fala da esposa. Se ele não encontrar este momento dentro do ambiente familiar, ele então o procurará em outros lugares. Talvez seja por isso que muitos maridos preferem ficar na mesa do bar, conversando com um amigo, do que ir para casa. Seja compreensiva com ele... e você verá o quanto isso vai produzir bons frutos.

5. Você e eu sabemos que seu marido não é infalível (pois ninguém o é), mas não fique lembrando isso a ele a todo instante. Se, por exemplo, ele não consegue consertar a torneira da pia que não pára de pingar, não fique com aqueles frases que são punhalhadas para a maioria dos maridos: "porque você não chama o encanador, e não admite que não sabe consertar nem ao menos uma torneira?", "pois é, cada macaco no seu galho", "o marido de XYZ conserta todos os problemas domésticos, sem precisar pagar a ninguém para isso". Outro momento que "massacra" o ego do seu marido, é quando vocês saem de carro e ele se perde. Se você ficar todo tempo dizendo para pararem e perguntarem a alguém, ou ficar insinuando que o melhor seria se ele tivesse comprado um mapa, então pode ter certeza que seu marido ficará chateado com você por um bom tempo. Este tipo de comportamento por parte da esposa, é traduzido pelo "sistema operacional" do marido como se fosse uma declaração de incompetência... e isso é FATAL para todo homem.

6. Se você trabalha fora, ótimo. Mas não deixe de lado TODOS os afazeres domésticos nas mãos das empregadas, e muito menos TODO o cuidado dos filhos pequenos sob a direção de babás. Seu marido espera que você seja a mãe dos filhos dele, e será um grande problema no seu casamento se você deixar TUDO de lado em função da profissão. Pode parecer machista e retrógrado... mas é a realidade... e bíblico!

7. Seu marido só sentirá confiança em abrir-se com você, se ele sentir que você realmente o compreenderá e o apoiará. Se, em algum momento no passado, você já compartilhou com outra pessoa (mesmo "aquela" amiga íntima) uma falha ou fraqueza do seu marido, pode estar certa que DIFICILMENTE ele se sentirá novamente seguro em dividir com você algum problema que ele esteja enfrentando.

8. Jamais discuta, contrarie, critique, "resmungue" ou repreenda seu marido na presença de outras pessoas, especialmente se forem parentes dele, empregados ou outras pessoas alheias ao estrito ambiente familiar. Nenhum homem gosta de ser repreendido publicamente por sua esposa, mesmo se ele estiver errado. Este é mais um daqueles "defeitos de fabricação" que nós, varões, temos.

9. Trate a família dele da mesma maneira que você gostaria que ele tratasse a sua. Muitas esposas acabam criando rivalidades com a família do marido, desde o início do casamento, e isso se tornará um ponto frágil no relacionamento futuro, uma vez que ele tem muita consideração pela família, e não gostará de perceber que você está sempre criticando, ironizando, menosprezando ou desdenhando da família dele.

10. Mantenha acesa a chama do relacionamento sexual com seu marido. É muito importante que ele saiba que você se sente feliz nesta área do casamento. Se alguma coisa não está legal, conversem a respeito, mostre a ele como "satisfazê-la" melhor, e procurem chegar a um denominador comum, juntos. O sexo entre marido e mulher não tem nada de sujo ou imoral, e dentro das quatro paredes vocês são cúmplices perfeitos, mantendo, É CLARO, os limites do respeito, da santidade e da compreensão mútuas, o que evitará a prática de muitos "desvios".

11. Se você gosta de receber elogios, saiba que seu marido também gosta. Procure coisas que ele sabe fazer bem (especialmente com relação ao trabalho, cuidado da casa, do carrro, etc.), e faça elogios sinceros de vez em quando. Ele vai gostar de saber que você o admira, e que ele é um provedor útil para a família. Por outro lado, evite criticá-lo quando você discordar de algo que ele tenha feito para agradar os filhos, por exemplo. Se seu marido pensar que você será sempre uma "juíza" ou "promotora", pronta a questioná-lo e condená-lo em tudo, pode ter certeza que ele evitará dividir com você os pequenos detalhes da vida dele.

12. Continue sendo a mesma mulher meiga, doce e amável pela qual ele se apaixou no namoro. Como o sábio Salomão diz acima (e olha que de mulher ele entendia... tinha 1000... rsrs), nenhum homem gosta de conviver com uma esposa briguenta, encrenqueira e resmungona. Se você mantiver a figura feminina pela qual ele se apaixonou há algum tempo, então pode ter certeza que seu marido retribuirá sendo o "príncipe" pelo qual você se encantou. Às vezes é culpa da própria esposa o fato do "príncipe" ter se tornado um imenso "sapão".

Não tenho a menor pretensão aqui de ser o dono da verdade nesta área, porque certamente não o sou, e minha esposa pode testemunhar isso muito bem...rsrs. Mas existe muita boa literatura sobre o relacionamento conjugal, e você deve tirar um tempo para ler a respeito e poder encontrar saídas para melhorar a relação com seu marido.

Não espere que ele mude primeiro... faça sua parte!

Para uma maior compreensão da mente masculina, eu sugiro a você, esposa sábia, a leitura do livro "Ela precisa saber", de Gary Smalley, publicado pela editora Mundo Cristão. Será um bom começo neste seu "curso intensivo" para compreender o seu marido.

Postado por Prof. Gilson Medeiros 6 comentários