sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Os bons amantes são os melhores amigos

Cumplicidade – no bom sentido da palavra – é tudo em um casamento e ela se origina na amizade.

Durante essa semana minha esposa precisou realizar tarefas que exigiram muito dela, pois é época de entrega de provas, notas, etc. Perguntei se poderia ajudar em alguma coisa e ela respondeu: - “fofo (sempre me chama assim), essa parte é comigo mesma. Mas, muito obrigado por sua disposição em me ajudar”.

Aí, pensei: - “não posso ficar à toa enquanto minha garota está sobrecarregada de trabalho. Tenho que fazer algo por ela”. E, nos três ou quatro dias em que aquela “beleza personificada” debruçava-se no computador, decidi fazer algumas tarefas domésticas (sobre as quais não entrarei em detalhes, pois fiz muitas coisas – a meu ver, rsrsrs). Posso dizer que fui um “dono de casa” (dentro de minhas limitações masculinas) e que ela não reclamou um pouquinho… Recebi elogios e bons beijos e abraços de gratidão (o que é muito bom!)

Meu objetivo não é falar do meu casamento em si, que é um presente que Deus me deu, e muito menos do que faço ou deixo de fazer. Isso porque sou imperfeito, já magoei minha esposa e creio que o único modelo de relacionamento é o que há entre as Três Pessoas da Trindade (João 17:22, 23; Judas 1:20, 21). Estou escrevendo sobre minha experiência dessa semana (e parte do final de semana) apenas para ilustrar a importância da amizade numa relação.

Nayara e eu fomos amigos antes de namorarmos. Conheci-a em Belo Horizonte quando palestrava numa igreja (ela estava toda linda, cantando). Durante meses trocarmos e-mails (até 20 por dia, senão mais) e pelo MSN decidimos namorar. No mesmo instante, oramos juntos pelo Messenger pedindo a bênção de Deus sobre nosso namoro e, a partir dali, além de amigos nos tornamos namorados.

Bons namorados são primeiramente bons amigos. Bons casais são primeiramente bons amigos e noivos. Marido e mulher, para terem êxito no relacionamento conjugal, precisam continuar sendo ótimos amigos, namorados e noivos (além de amantes um do outro, é claro).

Veja que a amizade tem que estar presente do início ao fim. Por quê? Porque ela nos ajuda a entender as necessidades, a compreender os defeitos e a ter paciência com o outro. Ajuda-nos a ver mais as qualidades que as imperfeições da pessoa amada. Faz com que sejamos cúmplices de modo que seremos motivados todos os dias a agradar a pessoa por quem nos apaixonamos. Finalmente, um lar onde existe a amizade, o convívio, a cumplicidade, o exercício da paciência e Deus como o “Hóspede honrado”, será feliz de verdade!

É por isso que o simples “ficar” com alguém é danoso para as relações futuras (ainda há tempo de abandonar esse “estilo de vida”). Quem “fica” não é amigo de verdade, não exercita a paciência, cumplicidade e o compromisso, tão fundamentais para uma relação. A felicidade no amor não está na quantidade de parceiros (as) que se tem, mas na qualidade da pessoa com quem você convive.

- É a falta de amizade que leva muitos casais a viverem “acasalados” e não casados (como disse a escritora cristã Ellen White);

- Sem amizade é mais fácil pensar em “desistir”;

- Sem amizade o amor não é alimentado com os pequenos detalhes que trazem alegria à vida;

- Sem a amizade não há entendimento sobre o outro e os resultados são as brigas e a frustração.

Ou seja, a ausência da amizade é o resultado da presença do orgulho, do “eu”.

Seja primeiro amigo (a) de alguém para depois enamorar-se, noivar, casar e ter relações sexuais. Seguindo essa “ordem cronológica conjugal”, você encontrará a alegria em amar.

Persevere, faça de tudo por seu namoro (noivado ou casamento) e decida todos os dias ser o (a) melhor amigo (a) da pessoa que está ao seu lado. Depois me conte como está sendo sua vida amorosa baseada na amizade.

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.” Provérbios 27:17.

*Leandro Quadros

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mensagem de amor


VOCÊ MORA DENTRO DE MIM.....

"Eu te Amo...
e te amarei durante toda minha eternidade...
Te amarei nos seus gestos,
Te amarei no seu sorriso,
Te amarei na sua voz,
Te amarei no que você é!
Sim, eu te amarei em tudo...
No ar que respiramos,
num simples cântico dos pássaros,no alvorecer, no crepúsculo,na morte...
Eu te amarei no sol que explode sua luz para iluminar a Terra.
Te amarei nas chuvas que caem... Na vida... No fim...
E Nem mesmo o céu ou o inferno podem tirar esse sentimento de mim.
Sim, eu quero te amar,
Te amar nas minhas horas de tristezas,
pois sua lembrança só me traz alegrias...
Te amar quando a alegria chegar,
pois amor e alegria é a própria felicidade
e sou feliz enquanto te amo...
Sim, mesmo que em minha vida não exista trevas,
Quero te amar.
Mesmo que o amor se torne algo extinto,
Quero te amar.
Mesmo que a luz do mundo se acabe,
Quero te amar.
E somente a vontade de Deus seria capaz de me tirar todo esse amor que alimenta minha própria existência...
Você mora dentro de mim..."
Jorge Cardoso