sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Os bons amantes são os melhores amigos

Cumplicidade – no bom sentido da palavra – é tudo em um casamento e ela se origina na amizade.

Durante essa semana minha esposa precisou realizar tarefas que exigiram muito dela, pois é época de entrega de provas, notas, etc. Perguntei se poderia ajudar em alguma coisa e ela respondeu: - “fofo (sempre me chama assim), essa parte é comigo mesma. Mas, muito obrigado por sua disposição em me ajudar”.

Aí, pensei: - “não posso ficar à toa enquanto minha garota está sobrecarregada de trabalho. Tenho que fazer algo por ela”. E, nos três ou quatro dias em que aquela “beleza personificada” debruçava-se no computador, decidi fazer algumas tarefas domésticas (sobre as quais não entrarei em detalhes, pois fiz muitas coisas – a meu ver, rsrsrs). Posso dizer que fui um “dono de casa” (dentro de minhas limitações masculinas) e que ela não reclamou um pouquinho… Recebi elogios e bons beijos e abraços de gratidão (o que é muito bom!)

Meu objetivo não é falar do meu casamento em si, que é um presente que Deus me deu, e muito menos do que faço ou deixo de fazer. Isso porque sou imperfeito, já magoei minha esposa e creio que o único modelo de relacionamento é o que há entre as Três Pessoas da Trindade (João 17:22, 23; Judas 1:20, 21). Estou escrevendo sobre minha experiência dessa semana (e parte do final de semana) apenas para ilustrar a importância da amizade numa relação.

Nayara e eu fomos amigos antes de namorarmos. Conheci-a em Belo Horizonte quando palestrava numa igreja (ela estava toda linda, cantando). Durante meses trocarmos e-mails (até 20 por dia, senão mais) e pelo MSN decidimos namorar. No mesmo instante, oramos juntos pelo Messenger pedindo a bênção de Deus sobre nosso namoro e, a partir dali, além de amigos nos tornamos namorados.

Bons namorados são primeiramente bons amigos. Bons casais são primeiramente bons amigos e noivos. Marido e mulher, para terem êxito no relacionamento conjugal, precisam continuar sendo ótimos amigos, namorados e noivos (além de amantes um do outro, é claro).

Veja que a amizade tem que estar presente do início ao fim. Por quê? Porque ela nos ajuda a entender as necessidades, a compreender os defeitos e a ter paciência com o outro. Ajuda-nos a ver mais as qualidades que as imperfeições da pessoa amada. Faz com que sejamos cúmplices de modo que seremos motivados todos os dias a agradar a pessoa por quem nos apaixonamos. Finalmente, um lar onde existe a amizade, o convívio, a cumplicidade, o exercício da paciência e Deus como o “Hóspede honrado”, será feliz de verdade!

É por isso que o simples “ficar” com alguém é danoso para as relações futuras (ainda há tempo de abandonar esse “estilo de vida”). Quem “fica” não é amigo de verdade, não exercita a paciência, cumplicidade e o compromisso, tão fundamentais para uma relação. A felicidade no amor não está na quantidade de parceiros (as) que se tem, mas na qualidade da pessoa com quem você convive.

- É a falta de amizade que leva muitos casais a viverem “acasalados” e não casados (como disse a escritora cristã Ellen White);

- Sem amizade é mais fácil pensar em “desistir”;

- Sem amizade o amor não é alimentado com os pequenos detalhes que trazem alegria à vida;

- Sem a amizade não há entendimento sobre o outro e os resultados são as brigas e a frustração.

Ou seja, a ausência da amizade é o resultado da presença do orgulho, do “eu”.

Seja primeiro amigo (a) de alguém para depois enamorar-se, noivar, casar e ter relações sexuais. Seguindo essa “ordem cronológica conjugal”, você encontrará a alegria em amar.

Persevere, faça de tudo por seu namoro (noivado ou casamento) e decida todos os dias ser o (a) melhor amigo (a) da pessoa que está ao seu lado. Depois me conte como está sendo sua vida amorosa baseada na amizade.

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.” Provérbios 27:17.

*Leandro Quadros

2 comentários:

Carlos Hopfer Junior disse...

Adorei seu texto. Estou começando um relação baseada na amizade e não na "ficação" e estava com algumas dúvidas.. esse texto foi abençoado.

Abraços

Unknown disse...

- JUNIOR OMNI -


*** JESUS CRISTO É A ÚNICA VERDADE POR QUE ELE É O ÚNICO DEUS - NÃO HÁ OUTRO!

DEUS VERDADEIRO QUE SE FEZ CARNE, TORNOU-SE HUMANO PARA NOS SALVAR...

OS ÍDOLOS DAS NAÇÕES SÃO VAIDADE... OS FALSOS PROFETAS SÃO VAIDADES... OS FALSOS MESTRES SÃO VAIDADE... TUDO PASSA...

PORÉM, O SENHOR JESUS É O PRINCÍPIO E O FIM DE TODAS AS COISAS...

JESUS CRISTO É O ALFA (Princípio) e o ÔMEGA (Fim)...JESUS É O PRÓPRIO DEUS JEOVÁ...

CREIA VOCÊ OU NÃO, JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE...ALELUIAS!!!

BENDITO SEJA O NOME DE JESUS CRISTO - O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS...

...Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO - HOMEM (CARNE, SER HUMANO). 1 Timóteo 2:5

** NÃO É BUDA
** NÃO É MAOMÉ
** NÃO É BRAMA
** NÃO É HARE KRISHNA
** NÃO É A "VIRGEM MARIA"
** NAO É ALLAN KARDEC
** NÃO É CHICO XAVIER
** NÃO É O PAPA... NEM FILOSOFIAS DE HOMENS...

O VERDADEIRO DEUS E SALVADOR DA HUMANIDADE É:

JESUS CRISTO!!!

AMÉM...